Está aqui

Residências Artísticas 2019

Content links

Residências Artísticas 2019

O Projeto R-A, Residências Artísticas, traduz uma iniciativa interministerial entre as áreas da Educação e da Cultura. É dinamizado pela Equipa de Educação Artística (EEA), da Direção-Geral da Educação (DGE), através do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) e, no presente ano letivo de 2018/2019, acolhe os contributos de eminentes entidades da Cultura e da Educação: o Organismo de Produção Artística, E.P.E. (OPART), a Escola de Artes MArt, a Orquestra Clássica do Sul, o Conservatório de Música de Loulé e o Teatro Nacional de São João. Esta iniciativa conta ainda com a colaboração ativa das autarquias dos concelhos envolvidos.

Destinado a crianças do primeiro Ciclo do Ensino Básico, o referido projeto tem por objetivo integrar as práticas artísticas no dia a dia dos alunos.

Entre fevereiro e junho de 2019, realizar-se-ão, no território nacional, Residências Artísticas em 23 Agrupamentos de Escolas, prevendo-se que este subprograma do PEEA, que visa a promoção da aprendizagem e a experimentação do processo de criação nos diferentes domínios da linguagem artística, contribua para que mais de 500 alunos possam desenvolver o conhecimento em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

A primeira R-A 2019, dinamizada pela bailarina Carla Pereira da Companhia Nacional de Bailado (CNB - OPART), decorreu no Agrupamento de Escolas da Sertã, na semana de 18 a 22 a fevereiro, e a segunda, com a colaboração do coralista Jorge Rodrigues, do Coro do Teatro Nacional de São Carlos (CTNSC - OPART), realizou-se no Agrupamento de Escolas da Amareleja, de 25 de fevereiro a 1 de março.

Posteriormente, de 18 e 22 de março, aconteceram três R-A em simultâneo, nas regiões do centro e de Lisboa e Vale do Tejo: em Monsanto (Idanha-a-Nova), com a participação do artista plástico David Gonçalves (MArt), em Góis, com a presença da bailarina Carla Pereira (CNB - OPART), e em Torres Vedras com a colaboração da pianista Gabriela Canavilhas.

Ainda em março, de 25 a 29, desenvolveram-se mais duas R-A: uma em Moimenta da Beira, com a bailarina Paulina Santos (CNB - OPART) e outra em São Domingos de Rana (Cascais), com a pianista Gabriela Canavilhas. No final de cada semana totalmente dedicada às Artes, é proporcionado à comunidade educativa local um momento de partilha que se reveste de enorme significado para todos, pois constitui-se como um olhar sobre o desenvolvimento das atividades artísticas exploradas, sem esquecer que é no processo, no envolvimento e na motivação alcançados no dia a dia que reside o valor inestimável deste subprograma.

Em abril as R-A “viajam” até Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Moura.