Está aqui

“Compass – Manual de Educação para os Direitos Humanos com jovens”

“Compass – Manual de Educação para os Direitos Humanos com jovens”

Compass – Manual de Educação para os Direitos Humanos com jovensO “Compass – Manual de Educação para os Direitos Humanos com jovens” é um recurso pedagógico que contem informação sobre temas e desafios atuais relacionados com Direitos Humanos, bem como atividades e sugestões para trabalhar com os jovens, no sentido da sua capacitação enquanto cidadãos e cidadãs responsáveis pela defesa dos Direitos Humanos.

As cerca de 60 atividades propostas são adaptáveis às necessidades das pessoas aprendentes e aos contextos de implementação (quer de educação formal, quer de educação não formal).

O Compass é usado em escolas por toda a Europa, em aulas de diferentes disciplinas, baseando-se numa conceção de aprendizagem que integra valores, atitudes, conhecimentos e capacidades.

Este manual, criado por uma equipa internacional multidisciplinar e editado pela primeira vez em 2002, é um instrumento de apoio à implementação da Carta do Conselho da Europa sobre Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos.

A versão portuguesa do Compass, editada em 2016 pela Dínamo – Associação de Dinamização Sócio-Cultural, no âmbito do projeto “We Stand for Human Rights”, foi cofinanciada através dos EEA Grants – Programa “Cidadania Ativa”, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

DGE, 11 de outubro de 2017