Está aqui

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS]

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS]

A Agenda Global 2030

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), a agenda que orientou os esforços globais para o desenvolvimento entre 2000 e 2015, ajudaram a alcançar avanços notáveis que se traduziram na melhoria das condições de vida de milhões de pessoas. Porém, esses progressos não foram iguais para todos, deixando um número imenso de cidadãos, incluindo milhões de crianças, à margem dos benefícios alcançados.

Os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pelos líderes mundiais reunidos na Assembleia-Geral da ONU a 25 de setembro de 2015, são fruto do trabalho conjunto de Governos e Cidadãos de todo o mundo para criar um modelo global de governança com a finalidade de acabar com a pobreza, proteger o ambiente e promover a prosperidade e o bem-estar de todos até 2030.

Os objetivos de desenvolvimento sustentável

A agenda que vai orientar o desenvolvimento das sociedades nos próximos 15 anos é composta por 17 objetivos (ver imagem em cima). Estes novos objetivos colocam o enfoque nas pessoas, nos direitos humanos e na resposta às crescentes desigualdades sociais, bem como englobam questões centrais como a paz, a segurança e as alterações climáticas. É uma agenda ambiciosa, que deverá ser implementada por todos os países nos próximos 15 anos.

A concretização dos ODS dependerá não apenas do compromisso dos governos, mas também do envolvimento dos cidadãos. As crianças e os jovens são centrais neste apelo global de participação e a escola é essencial para dar a conhecer a nova agenda global, inspirar e incentivar as pessoas a participarem no desenvolvimento das comunidades.

Assim, surge A Maior Lição do Mundo, uma iniciativa internacional que conta com o apoio da UNICEF, que visa contribuir para a reflexão e ação no âmbito dos ODS envolvendo todas as crianças e jovens e promovendo uma cidadania global ativa e uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável.

Anualmente, as entidades responsáveis pela iniciativa A Maior Lição do Mundo desafiam os Ministros da Educação a realizar nos seus países e no início do ano letivo, aulas abertas envolvendo alunos e professores na reflexão de temáticas ligadas aos ODS.

Informações adicionais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 2016-2030 (ODS) [PDF]

http://www.globalgoals.org/

http://www.globalgoals.org/worldslargestlesson 

http://www.project-everyone.org

http://maiorlicao.unicef.pt 

https://sustainabledevelopment.un.org/