Está aqui

Conferências

Conferências

II Ciclo Internacional de Conferências – Infância & Educação

1.ª Conferência  “ Intencionalidade educativa e gestão do currículo na educação pré-escolar: ambiguidades e desafios na implementação das OCEPE”

Teve início no dia 4 de maio, de 2021, o II Ciclo Internacional de Conferências – Infância & Educação, promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria (ESCS), em articulação com a Associação dos Profissionais de Educação de Infância (APEI).

A primeira conferência,  intitulada “Intencionalidade educativa e gestão do currículo na educação pré-escolar: ambiguidades e desafios na implementação das OCEPE”, teve como principal objetivo esclarecer algumas ambiguidades e desafios que se colocam aos educadores de infância na leitura e interpretação das OCEPE. Partindo das OCEPE de 1997, as autoras procuraram não só apresentar o que teve continuidade como também clarificar as alterações introduzidas na reformulação de 2016. 

Pretendeu-se refletir sobre as dificuldades e questões que se colocam na sua implementação, organizando-as em torno da intencionalidade educativa e da responsabilidade do educador na construção e gestão do currículo. Esta reflexão teve em consideração aspetos como a imagem de criança, o papel do educador no desenvolvimento articulado do currículo, apoiado num processo contínuo de planeamento e avaliação com a participação dos diferentes intervenientes (profissionais, famílias, crianças) e, ainda, a articulação com o 1.º ciclo do ensino básico. 

Apontaram-se também algumas implicações a ter em conta no futuro, com vista ao desenvolvimento de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, numa perspetiva de continuidade educativa.

Esta Conferência encontra-se disponível em  https://www.youtube.com/watch?v=iCfWe25VA18 

 

Apresentação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar

Conferências regionais

A Direção-Geral da Educação, em parceria com a Associação dos Profissionais de Educação de Infância, está a realizar Conferências Regionais de Apresentação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.

Coimbra, 15 de outubro de 2016

Programa

Porto, 29 de outubro de 2016

Programa

Faro, 19 de novembro de 2016 (inscrições encerradas)

Programa

 

Encontros regionais

A Associação dos Profissionais de Educação de Infância (APEI), em parceria com a Direção-Geral da Educação, vai realizar Encontros regionais de apresentação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, de abrangência nacional, nos seguintes locais e datas:

·  Braga – 12 de novembro de 2016;

·  Viana do Castelo – 26 de novembro de 2016;

·  Bragança – 17 de dezembro de 2016;

·  Viseu – 7 de janeiro de 2017;

·  Aveiro – 14 de janeiro de 2017;

·  Setúbal – 21 de janeiro de 2017;

· Santarém – 28 de janeiro de 2017;

·  Guarda – 11 de fevereiro de 2017;

·  Évora – 11 de março de 2017;

·  Castelo Branco – 18 de março de 2017.

Para informações adicionais, programa e inscrições, poderá consultar o site da APEI em www.apei.pt.