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Notícias Educação de Infância

Notícias Educação de Infância

  • Revisão e atualização das Orientações Curriculares
    para a Educação Pré-Escolar (OCEPE)

Decorridos 18 anos após a publicação das OCEPE, e sendo este um documento de referência para a construção e gestão do currículo na educação pré-escolar, encontra-se em fase de desenvolvimento a sua revisão e atualização. Esta revisão, embora mantendo os princípios e fundamentos do atual documento, considera a evolução social e os mais recentes estudos nacionais e internacionais. A estrutura global foi reformulada, nomeadamente no que diz respeito às áreas de conteúdo, introduzindo aprendizagens a promover, exemplos práticos e sugestões de reflexão, de modo a tornar este documento mais operacional e facilitar a sua utilização por parte das educadoras e dos educadores.

Tendo em conta os resultados do Estudo de Avaliação das Orientações Curriculares e da qualidade na educação pré-escolar, promovido pela Direção-Geral da Educação e realizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (disponível em http://www.dge.mec.pt/estudo-de-avaliacao-das-orientacoes-curriculares-e...) e da participação das educadoras e educadores na análise da proposta das novas OCEPE, haverá um capítulo mais detalhado relacionado com a intencionalidade educativa e o ciclo Observar, Planear e Avaliar.


  • Conceção de Orientações Pedagógicas para crianças dos 0-2 anos

Através da formalização de uma parceria entre o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, foi criado um grupo de trabalho no sentido de proceder à conceção de orientações pedagógicas para crianças dos 0-2 anos de idade, numa linha de continuidade com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.