Está aqui

SUMÁRIO N.º 83

Content links

SUMÁRIO N.º 83

Editorial - Fazer, gerir, poupar
Maria Emília Brederode Santos

Notícias… entre nós e além fronteiras

Diário de um professor
Pedro Nascimento

Entusiasmo, envolvimento, preocupação e alegria são sentimentos que Pedro Nascimento, coordenador e professor de Acrobacias de Solo no Chapitô, leva para casa ao fim de um dia de trabalho.

Lá fora - O Diploma: uma nova via para a qualificação dos jovens em Inglaterra
Teresa Gaspar

A criação do Diploma, que consiste numa qualificação que combina o estudo teórico com a aprendizagem prática numa área especializada, é uma medida que está a ter grande impacto na reforma do ensino secundário em Inglaterra.

Entrevista a Filomena Beja - “Tenho três campas no Faial…” E assim nasceu um romance
Maria Emília Brederode Santos e Rui Seguro

Filomena Marona Beja trabalhou desde nova em documentação no Departamento de Construções Escolares. Aos 50 anos começou uma segunda vida: romancista. E o seu primeiro livro, As Cidadãs, decorre no tempo da implantação da República.  

Dossier – Fazer, gerir e poupar
Neste dossier fala-se de empreendedorismo, literacia financeira e educação do consumidor e de como estes temas se podem abordar com os alunos.

Reflexão e acção - A criança e a cidade : independência de mobilidade e representações sobre o espaço urbano
Maria João Malho

A apresentação de um estudo de caso sobre as rotinas de vida, a independência de mobilidade, as percepções e representações sobre o espaço urbano a partir do entendimento que as crianças têm do mesmo é o tema deste texto.

Meios e materiais

Visita de estudo - Mata da Machada, onde a brincar se aprende
Teresa Fonseca

A Mata da Machada, onde a brincar se aprende sobre a preservação do ambiente, “abre as suas portas” às crianças do Jardim-de-Infância das Tágides.

Com olhos de ver... - Os postais têm mais de duas faces...
Maria da Luz Correia

Olhar um postal ilustrado é a proposta desta rubrica para uma incursão na história da Primeira República e na origem e evolução dos postais ilustrados.