Está aqui

Dimensão Europeia da Educação

Dimensão Europeia da Educação

 

 

 

 

 

"É cidadão da União qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estado-Membro. A cidadania da União é complementar da cidadania nacional e não a substitui.” Tratado da Comunidade Europeia (art. 17.º).

A dimensão europeia da educação visa formar jovens conscientes dos seus direitos e deveres, prontos a intervir direta e ativamente no projeto de construção europeia. Pretende-se assim desenvolver uma identidade europeia assente num conjunto de valores e no sentimento de pertença em relação à Europa e ao mundo.

Este processo inclui a compreensão da Europa, da sua história e do seu futuro, o desenvolvimento dos valores dos Direitos Humanos e o aprofundamento da Democracia, constituindo uma oportunidade dos povos europeus partilharem e beneficiarem de uma herança diversa e rica.

Contacto: cidadania.edu.dimensaoeuropeia@dge.mec.pt

 


  Referencial Dimensão Europeia da Educação para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. 


 

Contextualização histórica

Clubes Europeus

Recursos

 

Divulgação:


  • O Manifesto Europeu da Juventude apresenta 10 áreas específicas, selecionadas pelos próprios estudantes, com o objetivo de explorar e reforçar o interesse dos jovens pela Europa.  

Para mais informação consulte: http://www.my-europe.org/manifesto


  • O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) tem o prazer de dar a conhecer a Newsletter do projeto ELOS - Education Streching Borders, datada de julho de 2014, que conta com um artigo denominado ELOS -10 years! The Portuguese Experience.

Consulte aqui a Newsletter.


  • Este folheto foi elaborado pela Direção-Geral da Educação em parceria com a Pro Dignitate - Fundação de  Direitos Humanos, por ocasião do Seminário conjunto realizado no âmbito do “Ano Europeu dos Cidadãos 2013”.

     

     Consulte aqui a versão livro digital (eBook)

     Consulte aqui a versão para impressão

  

 


  • Espaço Europa recebe visitas de escolas de todo o país

O Espaço Europa – estrutura da responsabilidade do Gabinete do Parlamento Europeu e da Representação da Comissão Europeia em Portugal – é um local aberto ao público, onde qualquer cidadão se pode dirigir para procurar informação sobre questões relacionadas com a União Europeia. É também um espaço de debate e de promoção/valorização de um maior conhecimento sobre a União Europeia e por isso também aberto às escolas, do 1º ciclo ao ensino secundário.

À semelhança do que aconteceu nos últimos anos letivos, o Espaço Europa procura ter como parceiros das suas atividades as escolas de todo o país, bem como os respetivos Clubes Europeus. As visitas seguem abordagens diferenciadas, consoante os ciclos de ensino e geralmente consistem numa sessão de boas-vindas, uma apresentação sobre a União Europeia, na distribuição de documentação e no percorrer, com o apoio de áudio-guias, da exposição "Portugal Europeu – Meio Século de História". A visita termina com o visionamento de filmes e com a utilização de equipamentos e jogos interativos. Os alunos nas faixas etárias 13-15 anos e 16-18 anos poderão ainda participar, respetivamente, nos concursos "Eu Sou Europeu" e "Portugal Europeu".

Os regulamentos destes concursos podem ser consultados na página online do Espaço Europa em  www.espaco-europa.eu.


  • I Encontro Regional de Clubes Europeus - Região Autónoma dos Açores

No dia 26 de Outubro de 2013, teve lugar em Angra do Heroísmo o I Encontro de Clubes Europeus da Região Autónoma dos Açores.

Estiveram presentes o Dr. Rodrigo Oliveira - Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, o Dr. Fernando Reis - Diretor-Geral da Educação (Ministério da Educação e Ciência) e o Dr. Fábio Vieira - Adjunto do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura. As comunicações foram feitas pela Drª. Madalena Guedes – Direção-Geral da Educação e pela Drª. Elvira Ventura – Centro de Informação Europeia Jacques Delors, tendo sido moderadora do debate a Drª. Ana Costa - Direção Regional da Educação. Estiveram presentes 22 professores responsáveis por Clubes Europeus dos Açores.

Este encontro foi uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, com o objetivo de proporcionar aos professores responsáveis pelos Clubes Europeus do arquipélago um momento de reflexão sobre o funcionamento e financiamento da Rede.

O Encontro serviu igualmente para ser efetuada uma troca de experiências, conhecimentos e boas práticas.


  • A Comissão Europeia publicou uma Brochura destinada a um público-alvo entre os 13/18 anos de idade, intitulada "Europa: do que se trata?”.

  • O Europass consiste num conjunto de cinco documentos que têmpor objetivo dotar os estudantes de uma forma clara e facilmente compreensível  de apresentar as suas qualificações e competências a nível Europeu.

Ajuda os cidadãos a transmitir as suas competências e qualificações de um modo eficaz, facilitando o seu acesso à formação ou ao mercado de trabalho;

Ajuda as entidades empregadoras a compreenderem as competências e as qualificações adquiridas pelo seu titular;

Ajuda as autoridades dos sectores da Educação e Formação a definir e a transmitir o conteúdo dos respectivos currículos.

http://europass.cedefop.europa.eu/pt/about


  • Novo Portal Learn Europe: 

Este novo site educativo sobre a União Europeia abrange as áreas de História, Geografia e Economia e tem como objetivo disponibilizar aos professores recursos educativos sobre a Dimensão Europeia, a serem utilizados nas suas aulas.

Para mais informação consulte o site: http://www.learningeu.udl.cat/index.php/en/


  • Em Preparação: Referencial A Dimensão Europeia da Educação. Este Referencial pretende ser um documento orientador que define quais os conhecimentos e capacidades a desenvolver nos alunos, desde o pré-escolar ao ensino secundário, no âmbito da dimensão europeia da educação.

  • Material disponibilizado por várias instituições da União Europeia (UE) e outros organismos públicos e privados, para apoiar a aprendizagem dos jovens sobre a UE e as suas políticas.