Está aqui

Mobile Lab: matemática e física do secundário num único portal

Mobile Lab: matemática e física do secundário num único portal

MOBILE LAB - UMA PLATAFORMA INTERATIVA USA COMUNICAÇÕES MÓVEIS PARA EXPLICAR MATEMÁTICA E FÍSICA A ALUNOS DO SECUNDÁRIO

Foi lançado o MOBILE LAB, um novo portal de conteúdos multimédia que pretende explicar o funcionamento das comunicações móveis ao mesmo tempo que permite aos alunos do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) consolidarem os seus conhecimentos de Matemática e Física.

O MOBILE LAB é um projeto desenvolvido pela Vodafone Portugal em parceria com o INOV-INESC, a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral da Saúde.

Este projeto assenta no desenvolvimento de um conjunto de conteúdos multimédia, suportado em microsite, que tendo como contexto os sistemas de comunicações móveis desenvolve conteúdos dos programas de Matemática e de Física.

Assim, no microsite estão disponíveis dois “Laboratórios” – Matemática e Física, onde poderão ser explorados vários conteúdos multimédia. O objetivo é melhorar a compreensão de alguns conceitos abordados nos programas destas disciplinas do ensino secundário estimulando a respetiva aprendizagem.

Os conteúdos foram desenvolvidos sob a coordenação do Professor Doutor Luís Correia, investigador no INOV-INESC, envolvendo também professores do ensino secundário e a supervisão pedagógica da DGE.

Os conteúdos multimédia desenvolvidos partem de um problema relacionado com os sistemas de comunicação móveis e estão integrados, quer nos programas de Física, quer nos programas de Matemática.

Após um ano de experiência piloto em quatro estabelecimentos de ensino – Escola Secundária Daniel Sampaio, em Almada; Escola Secundária António Damásio e Escola Secundária Braamcamp Freire, em Lisboa; e Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto –, o portal MOBILE LAB está acessível a todas as escolas do país no endereço http://mobilelab.dge.mec.pt.