Está aqui
Projeto-piloto de oferta da Língua Italiana no ensino secundário
Content links
Projeto-piloto de oferta da Língua Italiana no ensino secundário
Enquadramento em vigor
o Acordo sobre Cooperação Cultural e Científica, entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Italiana, assinado a 24 de março 1977, em Lisboa;
o Memorando de Entendimento relativo ao Ensino da Língua Italiana em Portugal, entre o Ministério da Educação da República Portuguesa e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da República Italiana, assinado a 31 de julho 2019, em Lisboa.
Implementação
Projeto-piloto na área do ensino do Italiano, nível de Iniciação, resultante de uma cooperação entre Portugal e Itália na área da educação, implementado desde 2017/2018 numa escola pública portuguesa com ensino secundário, através da oferta de um Curso Livre de Italiano como atividade extracurricular.
A partir de 2021/2022, prevê-se que o Projeto-piloto seja implementado em novos agrupamentos de escolas.
Objetivos
o Contribuir para a diversificação da oferta linguística e cultural no currículo português;
o Promover o ensino do Italiano, através da sua oferta como LE III no currículo dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário;
o Contribuir para o desenvolvimento de competências linguísticas dos alunos portugueses na língua italiana;
o Fomentar a língua italiana e atividades relacionadas com a cultura italiana nas escolas públicas portuguesas com ensino secundário e respetiva comunidade educativa.
Destinatários
Agrupamentos/escolas do ensino secundário.
N.º de Docentes/Agrupamentos envolvidos
o 1 Docente de Italiano em 2020/2021, graciosamente cedido pelo Instituto Italiano de Cultura (IIC) de Lisboa;
o 1 Escola secundária em 2020/2021, na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Acompanhamento e monitorização
Criação de uma Comissão de Acompanhamento, constituída por dois representantes da Parte italiana e dois representantes da Parte portuguesa, incluindo a Direção-Geral da Educação (DGE), para acompanhar, monitorizar e avaliar o Projeto-piloto, assegurando as questões relativas ao acompanhamento científico e à garantia da qualidade do ensino/aprendizagem da língua italiana.
Serviços e parceiros envolvidos
DGE, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Secretaria-Geral da Educação e Ciência & IIC e Embaixada de Itália em Lisboa.