Está aqui

Oceano - Educar para uma Geração Azul

Oceano - Educar para uma Geração Azul

O Projeto Oceano - Educar para uma Geração Azul (EGA) tem o objetivo de promover a existência de uma geração com maior conhecimento, consciência e capaz de tomar decisões mais responsáveis quanto ao oceano.

Este projeto é desenvolvido pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, em parceria com a Direção-Geral da Educação.

As entidades envolvidas pretendem que a “Geração Azul” seja capaz de interpretar a relação recíproca entre o homem e o oceano, nos contextos científico, político, económico, histórico, ambiental e social, e que sejam dados a conhecer, às crianças, novos domínios, fomentando o desenvolvimento de competências que contribuam para a criação e construção de um futuro.

No âmbito deste projeto, foram realizadas ações de formação para professores do 1.º ciclo do ensino básico, designadas “Educar para uma Geração Azul – Estratégias para integrar a literacia do oceano na educação para a cidadania e no projeto de autonomia e flexibilidade curricular”, e foi disponibilizado um manual de suporte ao professor, que inclui sugestões de atividades práticas adequadas aos diferentes anos de escolaridade do 1.º ciclo, bem como orientações sobre a sua utilização.

Após um ano de experiência com 900 professores do 1.º ciclo de escolas do ensino público e do ensino particular e cooperativo e 15 000 alunos, foi realizado um  vídeo exemplificativo do projeto, que está acessível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=S_QcmuedLZk