Está aqui

Filosofia (PC)

Filosofia (PC)

http://www.philosophy-olympiad.org/wp-content/themes/panorama/header_images/logo1.jpg

Olimpíadas Nacionais de Filosofia

Olimpíadas Ibero-Americanas de Filosofia

Olimpíadas Internacionais de Filosofia

Fundada em 2012, a PROSOFOS é uma associação cuja principal atividade é a defesa e a promoção da Filosofia em Portugal, o seu acesso e disseminação junto dos alunos do ensino secundário, bem como a realização de atividades e projetos que fomentem o gosto pela Filosofia e pelo filosofar. 

A organização anual das Olimpíadas Nacionais de Filosofia (ONF), a participação da delegação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia (IPO) e a participação de Portugal nas Olimpíadas Ibero Americanas de Filosofia, são as atividades com mais visibilidade da PROSOFOS, que para além destas, promove ainda várias iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de competências reflexivas e lógico-argumentativas junto dos jovens do ensino secundário, nomeadamente através de palestras, encontros, colóquios e outras atividades.

As ONF realizam-se anualmente promovendo o encontro, a reflexão e o estudo da Filosofia, bem como estimulando o desenvolvimento de jovens talentos nesta área. Para além do seu importante contributo na promoção do ensino da Filosofia, estes encontros permitem ainda selecionar dois alunos para representarem anualmente Portugal nas Olimpíadas Internacionais, cabendo esta tarefa aos alunos medalhados com ouro e prata a nível nacional.

Desde o ano de 2013 que a Direção-Geral da Educação e a PROSOFOS colaboram estreitamente entre si com o objetivo de divulgar e apoiar estas iniciativas, que, tanto a nível nacional como internacional, fomentam o estudo da Filosofia e estimulam o desenvolvimento de jovens talentos nesta área. As atividades dinamizadas constituem-se enquanto importantes contributos para a promoção do ensino da Filosofia, mas também na valorização do pensamento crítico e criativo, no desenvolvimento de opiniões fundamentadas sobre os valores e atitudes, possibilitando assim o “desenvolvimento do pensamento humano, para cada cultura e indivíduo” (in UNESCO), num diálogo que se quer cada vez mais intercultural, e que anualmente se materializa nas ONF e nas IPO.

Previstas para a cidade de Lisboa no ano de 2020, as IPO de Lisboa já sofreram dois reagendamentos sucessivos por motivos justificados pela situação de pandemia global, provocada pelo vírus COVID 19, estando atualmente previstas para o mês de maio de 2022.

     Olimpíadas Internacionais da Filosofia

Portugal participa nas Olimpíadas Internacionais de Filosofia, desde 2011, tendo sido galardoado com os seguintes prémios:

     • 2011 – XIX IPO em Viena (Áustria) – Medalha de prata
     • 2012 – XX IPO em Oslo (Noruega) – Menção honrosa
     • 2013 – XXI IPO em Odense (Dinamarca) – Menção honrosa
     • 2014 – XXII IPO em Vilnius (Lituânia) – Duas medalhas de prata.
     • 2016 – XXIV IPO em Gante (Bélgica) – Duas menções honrosas.
     • 2018 – XXVI IPO em Bar (Montenegro) – Medalha de prata.
     • 2019 – XXVII IPO em Roma (Itália) – Medalha de bronze, Menção honrosa.

Para mais informações, consultar o site da PROSOFOS em http://prosofos.weebly.com/.

Olimpíadas Ibero-Americanas de Filosofia

Olimpíadas Internacionais de Filosofia (IPO Lisboa 2022)

 

Menu