Está aqui

1.º ciclo do ensino básico

1.º ciclo do ensino básico

Aula no jardim… na escola

Vídeo self-service + recursos educativos para professores

Para o ano letivo de 2020/21, a Fundação Calouste Gulbenkian tem vindo a desenvolver um conjunto de vídeos e recursos educativos que funcionam como materiais complementares a determinadas disciplinas ou matérias abordadas no currículo escolar. Estes materiais podem ser encontrados no site do Descobrir. 

Com o apoio da Direção-Geral da Educação, «Aula no jardim... na escola» é uma oferta educativa que convida a pôr em prática uma série de atividades que permitem explorar, de forma lúdica, criativa e descontraída, alguns conteúdos que integram as Aprendizagens Essenciais do 1.º ciclo do Ensino Básico. Estas propostas têm o objetivo de ser postas em prática num espaço exterior: um jardim, um parque, um quintal ou o pátio da escola. Num contexto de ar livre, leva-se o Português, a Matemática e o Estudo do Meio ao encontro da Educação Artística. A natureza e os seus elementos tornam-se ferramenta, laboratório e campo de descoberta para o desenvolvimento de competências, despertando os sentidos, a curiosidade e a vontade de aprender. Esta proposta tem por base a oficina com o mesmo nome que tem estado disponível para escolas na programação do Serviço Educativo do Jardim Gulbenkian. Nesta versão self-service, propõem-se várias atividades relacionadas com as Aprendizagens Essenciais do 1.º ciclo, que, além de explicadas e demonstradas através de videotutorias, são complementadas com documentos para download (enunciados para o professor ou adulto acompanhante, que poderão servir de apoio à realização das atividades).

Conceção: Vanda Vilela | Associação Traços na Paisagem | Fundação Calouste Gulbenkian

Aceda aqui aos recursos educativos “Aula no Jardim”. 

Episódio 1: Introdução ao kit de explorador
Neste primeiro episódio, vamos construir e preparar um «kit de explorador», uma espécie de mala com tudo aquilo de que precisamos para sermos verdadeiros exploradores da natureza.
O seu conteúdo vai ter materiais de uso pessoal, que nos vão acompanhar nas várias atividades e episódios da «Aula no jardim». Uma das peças fundamentais deste kit é um caderno de campo, que também vamos aprender a construir passo a passo. 

Episódio 2: A minha árvore preferida
Utilizando o kit de explorador como apoio e o caderno de campo como suporte de registo, vamos realizar oito exercícios diferentes em torno da nossa árvore preferida, escolhida num espaço exterior de acordo com o critério de cada um. As atividades incluem desenho, escrita, técnicas de medição e cálculo, catalogação, fotografia.

Episódio 3: Coleção de curiosidades
Vamos criar uma coleção de elementos naturais que nos chamem a atenção.
A atividade é realizada em forma de passeio ao ar livre. Munidos do kit de explorador vamos investigar o espaço que nos rodeia e procurar seis espécimes diferentes, de pequena dimensão, que iremos examinar, desenhar, catalogar e organizar numa coleção — um pequeno museu portátil.

Episódio 4: Animal mistério 
Vamos realizar três atividades para ficar a conhecer melhor várias espécies de fauna: um jogo de cartas impressas para descobrir um animal secreto, que será alvo de pesquisa para sabermos mais acerca da classe, alimentação, habitat e reprodução; um jogo de cartas construídas e desenhadas por cada um, para exercitar as capacidades de observação, memória e registo gráfico; por fim, a criação de um animal imaginário, utilizando materiais naturais, para escolher o seu habitat ideal e escrever a história da sua vida.

Episódio 5: Desafios matemáticos
Vamos realizar vários desafios em torno da matemática.
Além do kit de explorador, vamos utilizar outros recursos, como paus e trapilho. São exercícios lúdicos, sorteados a partir de cartas impressas, para criar determinadas figuras geométricas ou combinações de figuras. Também existem tarefas de medição, cálculo e registo. Vamos construir e explorar sólidos geométricos e as suas potencialidades criativas.

Biodiversidade no Jardim, a fauna e a flora 

Recursos educativos para professores - self-service

Com o apoio da Direção-Geral da Educação, «Biodiversidade no Jardim, a fauna e a flora» é um conjunto de cinco propostas que convidam à descoberta da vida na natureza. Tendo como exemplo a biodiversidade do Jardim Gulbenkian, sugerem-se diferentes atividades para o exterior, que se podem realizar num jardim, parque ou no recreio da escola. Estes desafios de observação e exploração ajudam a apurar os sentidos e convidam a registar, recolher, desenhar, catalogar e desvendar os segredos do mundo natural. As árvores, os arbustos e outras plantas, os cogumelos, as aves, os mamíferos, os anfíbios, os insetos e muitos outros animais vivem em locais específicos, com hábitos diferentes e relações entre si e o seu habitat. Vamos conhecê-los! 

Esta proposta baseia-se na oficina com o mesmo nome que tem estado disponível para escolas na programação do Serviço Educativo do Jardim Gulbenkian. Nesta versão digital estão disponíveis para download cinco atividades distintas.

Conceção: Vanda Vilela | Associação Traços na Paisagem | Fundação Calouste Gulbenkian

Aceda aqui aos recursos educativos “Biodiversidade no Jardim, a fauna e a flora”.

Recurso 1: Coleção/mesa de natureza
Nesta atividade, vamos aprender todos os passos para criar uma coleção de elementos naturais. Desde a seleção de contentores aos tipos de recolhas (e como recolher informação e catalogar as espécies encontradas), passando pelos utensílios a ter por perto. Esta é uma proposta de atividade prática, a desenvolver no exterior, que envolve passeio, recolha, registo e exposição. 

Recurso 2: Descobre! Árvores, aves, invertebrados
Neste tutorial disponibilizamos fichas de identificação de espécies para utilizar em passeios ao ar livre e propostas de utilização das fichas — altura ideal para o passeio, atitudes a adotar, material de acompanhamento e pesquisa, guias de identificação —, bem como ideias para atrair espécies (hotel de insetos, comedouro para aves, minicharcos).

Recurso 3: Herbário de folhas
Proposta de construção de um herbário na forma de livro-harmónio. Orientação na recolha (como e quando; aquilo que se pode ou não recolher) e na secagem/prensagem das folhas. Ideias para a catalogação e exposição do herbário. 

Recurso 4: Camuflagem
Esta é uma proposta de jogo para compreender o efeito da camuflagem. O que é a camuflagem? Que animais é que a utilizam, como e porquê? Jogo da camuflagem de rãs em origami. Passos para a construção e etapas do jogo. Proposta de construção de um minicharco para observações de camuflagem.

Recurso 5: Abz da biodiversidade
Este é um jogo de cartas com adivinhas. São 46 cartas para imprimir em cartolina e recortar — 23 adivinhas + 23 imagens. Divide-se o grupo ao meio e distribuem-se as imagens por um grupo, e as cartas com as adivinhas pelo outro grupo. Os pares têm de se descobrir mutuamente. Depois, é sugerida uma atividade de pesquisa mais detalhada acerca da solução sorteada e um registo gráfico ou construção 3D.

Menu