Está aqui

Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de língua Portuguesa

Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de língua Portuguesa

 

As Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de língua Portuguesa (OMCPLP) são uma competição entre jovens estudantes de países de língua portuguesa, cujos objetivos são:

· A melhoria da qualidade do ensino e a descoberta de talentos em matemática, fundamentalmente par o desenvolvimento científico e tecnológico;

· Fomentar o estudo da Matemática nos países lusófonos;

· A criação de uma oportunidade para a troca de experiências educacionais nacionais;

· A união e a cooperação entre os países lusófonos para a criação de instrumentos que permitam a competição de alunos numa olimpíada internacional para os países de língua portuguesa.

A equipa que representou Portugal nas 5as OMCPLP conquistou três medalhas de prata, obtidas por Pedro Fernandes (9º ano, Guia), que esteve perto de chegar à medalha de ouro, Duarte Nascimento (10º ano, Amadora) e Maria Matilde Silva (10º ano, Anadia), e ainda uma medalha de bronze alcançada por David Teixeira (10º ano, Matosinhos).

As OMCPLP decorreram entre os dias 20 e 26 de julho na cidade da Paria- Cabo Verde. A presente edição contou com a presença de 24 alunos oriundos do Brasil, de Cabo Verde, de Moçambique, de Portugal, e de São Tomé e Príncipe que disputaram as olimpíadas que pretendem unir os países lusófonos através da matemática, aprofundando a cooperação nesta área.