Está aqui
Dossie 2
Content links
Dossie 2
Roteiros de apoio ao trabalho nas escolas
- A. Trabalho sobre o Programa
A1: Programa centrado em descritores de desempenho [
]
A2: Diagnóstico e resultados esperados por ciclo [
]
A3: Características globais do Programa [
]
A4: Os descritores de desempenho e os conteúdos [
]
A5: O princípio de progressão [
]
A6: Conhecer o Dicionário Terminológico [
]
A7: Refletir sobre o princípio da progressão a partir das Orientações de Gestão do novo PPEB [
]
A8: Os descritores de desempenho e os conteúdos [
]
- B. Aprofundamento de conhecimento sobre cada uma das competências específicas
B1: O trabalho sobre oralidade [
]
B3: Conhecimento Explícito da Língua: mobilização para outras competências [
]
B4: CEL – relação com conhecimento implícito [
]
B6: Leitura, escrita e expressão oral [
]
B7: Perfis de leitores e projeto de leitura para a turma [
]
B8: Dimensões da leitura e diversificação das leituras [
]
B9: Construção do conhecimento [
]
B10: Ensinar Gramática sem Metalinguagem [
]
B11: Competência do modo oral [
]
B12: CEL - formulação de questões para construção do conhecimento [
]
- C. Desenvolvimento de materiais
C1: Criação de materiais para descritores de desempenho específicos [
]
C2: Livro de estilo de escrita [
]
C3: Guião para preparação de exposição oral [
]
C5: Leitura de texto informativo e CEL [
]
C7: Leitura e oralidade – De que formas se contam histórias [
]
C8: Leitura – Antologias poéticas [
]
- D. Experimentação de materiais
D1: Avaliação de materiais utilizados [
]
- E. Planificação
E1: Criação de materiais para descritores de desempenho específicos [
]
E3: Justificação da planificação / Avaliação de planificações anteriores [
]
E4: Integração de competências [
]
E5: Planificação e análise do manual [
]
E6: Planificação de atividades orientadas para a Leitura [
]
E7: Progressão Compreensão do Oral - Corpus textual para o desenvolvimento da Compreensão do oral [
]
NB: Os temas F e G serão desenvolvidos de acordo com as orientações a disponibilizar pelos grupos de trabalho responsáveis por cada uma destas áreas.


