Está aqui

Dossie 2

Content links

Dossie 2

Roteiros de apoio ao trabalho nas escolas

  • A. Trabalho sobre o Programa

A1: Programa centrado em descritores de desempenho [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

A2: Diagnóstico e resultados esperados por ciclo [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

A3: Características globais do Programa [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

A4: Os descritores de desempenho e os conteúdos [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

A5: O princípio de progressão [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

A6: Conhecer o Dicionário Terminológico [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

A7: Refletir sobre o princípio da progressão a partir das Orientações de Gestão do novo PPEB [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

A8: Os descritores de desempenho e os conteúdos [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

  • B. Aprofundamento de conhecimento sobre cada uma das competências específicas

B1: O trabalho sobre oralidade [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B2: Escrita [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B3: Conhecimento Explícito da Língua: mobilização para outras competências [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B4: CEL – relação com conhecimento implícito [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B5: A pré-leitura [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B6: Leitura, escrita e expressão oral [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B7: Perfis de leitores e projeto de leitura para a turma [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B8: Dimensões da leitura e diversificação das leituras [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B9: Construção do conhecimento [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B10: Ensinar Gramática sem Metalinguagem [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B11: Competência do modo oral [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

B12: CEL - formulação de questões para construção do conhecimento [A1: Programa centrado em descritores de desempenho ]

  • C. Desenvolvimento de materiais

C1: Criação de materiais para descritores de desempenho específicos [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

C2: Livro de estilo de escrita [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

C3: Guião para preparação de exposição oral [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

C4: CEL e Escrita [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

C5: Leitura de texto informativo e CEL [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

C6: Compreensão do oral [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

C7: Leitura e oralidade – De que formas se contam histórias [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

C8: Leitura – Antologias poéticas [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

C9: Léxico e vocabulário [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

C10: Percursos de Leitura [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

  • D. Experimentação de materiais

D1: Avaliação de materiais utilizados [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

D2: Escolha de Manual [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

  • E. Planificação

E1: Criação de materiais para descritores de desempenho específicos [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

E2: Progressão [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

E3: Justificação da planificação / Avaliação de planificações anteriores [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

E4: Integração de competências [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

E5: Planificação e análise do manual [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

E6: Planificação de atividades orientadas para a Leitura [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

E7: Progressão Compreensão do Oral - Corpus textual para o desenvolvimento da Compreensão do oral [A1: Programa centrado em descritores de desempenho]

 

NB: Os temas F e G serão desenvolvidos de acordo com as orientações a disponibilizar pelos grupos de trabalho responsáveis por cada uma destas áreas.